Dermatoscopia e Mapeamento Corporal

Porque é importante examinar as minhas pintas?

A incidência de melanoma tem aumentado drasticamente nas últimas décadas. Dentre os tipos de tumores malignos da pele, o melanoma é o mais grave e potencialmente fatal. A cura do melanoma depende do diagnóstico precoce.

Dermatoscopia e Mapeamento Corporal

Atualmente, o exame clínico realizado pelo médico é o principal método para avaliar as lesões pigmentadas da pele. Porém, em alguns casos, o exame a olho nu pode ser insuficiente para diagnóstico precoce de melanomas.

O que é dermatoscopia?

Dermatoscopia é uma técnica que permite ao médico estabelecer um diagnóstico mais preciso das lesões pigmentadas da pele, utilizando-se de um aparelho chamado dermatoscópio, que aumenta 20 a 70 vezes o tamanho da imagem da lesão. O dermatoscópio está conectado a uma câmera digital e as imagens geradas são analisadas.

No exame são realizadas fotos de toda a superfície corpórea do paciente (Mapeamento Corporal) e Dermatoscopia das lesões pigmentadas. Dessa forma, todas as lesões são minuciosamente avaliadas,sendo possível identificar lesões suspeitas, que devam ser retiradas ou acompanhadas clinicamente.

Assim pode ser feito comparação com imagens prévias, detectando o surgimento de lesões novas ou mudanças nas lesões pré-existentes. A avaliação dermatoscópica seqüencial comparativa das lesões pigmentadas pelo Mapeamento Corporal permite realizar diagnósticos muito precoces de melanoma.

Quem deve fazer este exame?

O Mapeamento Corporal por Dermatoscopia Digital está indicado para:

  • Pacientes com múltiplos nevos (popularmente chamados de pintas ou sinais)
  • Indivíduos que já tiveram melanoma
  • Indivíduos com história de melanoma na família.

Faça um orçamento