Terapia fotodinâmica

A terapia fotodinâmica é uma opção menos nociva de tratamento para o câncer de pele que se utiliza de substâncias fotoquímicas com fins terapêuticos. Terapia fotodinâmica

Como funciona a terapia fotodinâmica?

A terapia fotodinâmica se refere ao uso terapêutico de reações fotoquímicas. Envolve o uso de uma droga fotosensibilizante, ALA-5 - Aminolevulinic - Ácido Amino Levulínico. O ALA ao se impregnar no tecido, capta a irradiação de uma luz concentrada e direcionada para a área a ser tratada, que vai provocar a destruição do tecido desta área. É feita aplicação de luz azul ou Luz Intensa Pulsada e há conseqüente produção de oxigênio singlete que provoca a destruição do tecido.

Eu tenho indicação para terapia fotodinâmica?

Se você tem a pele extremamente clara e olhos claros, e durante a vida foi submetido à radiação ultra violeta intensa, você pode ser um candidato a essa terapia. De qualquer maneira esse procedimento dever ser orientado e realizado por um dermatologista membro da sociedade brasileira de dermatologia.

  1. Tratamento das Ceratoses Actínicas e Resurfacing (rejuvenescimento)
  2. Tumores cutâneos: é a utilização mais antiga da técnica. O tratamento elimina em apenas 1 aplicação de 80 a 100 % das ceratoses actínicas, e dos carcinomas espino e basocelulares superficiais.

A Ceratose actínica são lesões consideradas pré-malignas, isto é, predispõem o aparecimento do câncer cutâneo. Com objetivo de Rejuvenescimento a terapia fotodinâmica diminui sensivelmente as ceratoses, as sardas e os pequenos vasos sanguíneos dilatados na pele (telangiectasias). É feita a aplicação do ALA pelo menos 2 horas antes da aplicação da luz ou do laser.

O aparelho mais utilizado é a luz intensa pulsada . Ocorre vermelhidão na área, com posterior formação de crostas, que irão se desprender no período de 3 a 4 dias, junto com uma descamação importante da pele. Cada sessão deve ser feita com intervalo de 1 mês e o tratamento equivale a 3 sessões da luz intensa pulsada sem ALA. A melhora da aparência começa a aparecer a partir da segunda sessão.

Quantas sessões de tratamento são necessárias?

Na maioria dos casos são realizadas 1 ou 2 sessões. O número de sessões depende da indicação do tratamento e da resposta individual do paciente. O intervalo entre as aplicações pode variar entre dias e meses, dependendo de cada caso.

Assim, a terapia fotodinâmica é mais uma boa técnica no arsenal de tratamentos que usam aparelhos para o controle das diversas doenças da pele, diminuindo a necessidade do uso de medicamentos e o índice de efeitos colaterais e, ao mesmo tempo, visando a facilitar a vida dos indivíduos. Passe por uma avaliação do dermatologista da Clinica Basile e veja se esse procedimento é indicado para você.

Faça um orçamento